Viviane Ferreira
Diretora e Roteirista
Viviane Ferreira é uma cineasta, roteirista, advogada e uma líder na produção independente brasileira. Ela se destaca também por seu papel como ativista, criando e assumido a presidência da APAN - Associação de Profissionais do Audiovisual Negro. Em 2021, assumiu a direção da SPCine, a distribuidora da prefeitura da cidade de São Paulo.
Além de seu trabalho nas instituições, Viviane está constantemente envolvida em novos projetos criativos. Ela dirigiu "O dia de Jerusa" (2014), um curta-metragem que foi selecionado para a mostra de curtas do Festival de Cannes. Esse projeto se expandiu em "Um dia com Jerusa" (2020), que se tornou o primeiro longa nacional de ficção com uma equipe majoritariamente composta por mulheres negras. Ambos os filmes têm a talentosa atriz Lea Garcia como protagonista. As obras de Viviane abordam a jornada de uma família afrodescendente, marcada por desafios como exclusão, racismo e desigualdade social, mas também enaltecem o afeto e a resistência que caracterizam essa trajetória.
Vale destacar que Viviane integrou a sala de roteiro da série "Torto Arado" (Paranoid) e dirigiu o longa-metragem "Ó Paí, Ó 2" (2023), no qual também contribuiu como roteirista.
Atualmente, está em pós-produção com seu novo longa-metragem, “Família de Sorte”.