Rafael Souza-Ribeiro

Roteirista e Dramaturgo

 

Rafael Souza-Ribeiro, o Rafuda, é dramaturgo e roteirista, formado em Direção Teatral pela UFRJ. Natural de Volta Redonda, a Cidade do Aço, começou a carreira como autor de teatro, onde tem 14 textos de sua autoria encenados nos últimos anos em que se destacam a originalidade, a força dos diálogos e a relevância emocional de suas tramas.

Em 2024 foi indicado aos 3 principais prêmios de teatro cariocas na categoria melhor texto: Shell, APTR e Prêmio do Humor com 2 textos diferentes. Em 2023 ganhou o Prêmio CBTIJ na categoria texto original.

É um dos roteiristas de “Beleza Fatal”, novela de Raphael Montes, a primeira novela da plataforma MAX, lançada em janeiro de 2025. É autor do segundo episódio da série documental “A História de Uma Planta” (GNT; 2024), criada por Geovani Martins e Nina Kopko. Trabalhou com Rosane Svartman nas duas temporadas de “Vicky e a Musa” (Globoplay; 2023/2024). Escreveu a série “Amar É Para os Fortes” (Prime Video; 2023), de Marcelo D2, Antonia Pellegrino e Camila Agustini, com quem co-assina a autoria de 2 episódios. Escreveu as duas temporadas de “Férias em Família” (Multishow; 2019/2020), sendo autor de 6 episódios da série criada por Luis Lobianco e Fábio Mendes. É autor de 4 contos para a série “Educação Antirracista” (GNT; 2022), criação da Maria Farinha Filmes. E foi roteirista colaborador no longa “Carlinhos e Carlão” (Migdal Filmes; 2019), roteiro de Célio Porto.

Atuou por 2 anos como curador no FRAPA, na categoria Piloto de Série.

Atualmente trabalha em sala de roteiro de novo projeto seriado da Max e aguarda lançamento, também na Max, de um inédito projeto onde atuou no desenvolvimento.

+ currículo completo