Adalberto Neto

Roteirista e Dramaturgo

 

Jornalista por formação, começou na dramaturgia com o pé direito em 2019, com o espetáculo “Oboró – Masculinidades negras”, que retratava as possibilidades de vivências e conquistas de homens negros, que a dramaturgia e mídia tradicionais não costumam retratar. A montagem de estreia do autor foi consagrada com um dos maiores reconhecimentos do teatro brasileiro: o Prêmio Shell, na categoria Melhor Dramaturgia, em 2020.

Integrou a equipe de roteiristas do especial “Feliz Ano Novo... de Novo” (2023, Prime Video), assinou a temporada de estreia de “Uma senhora panela” (2023, GNT), programa que une culinária e axé e as duas temporadas de “Espelho” (2020, Canal Brasil).

Autor do livro “Confinamentos & afins – O olhar de um homem negro sobre resistência e representatividade” (2020, Editora Agir), ao lado de Rodrigo França, ele é uma voz bastante respeitada na luta antirracista, com vídeos que somam milhões de visualizações em suas contas nas redes sociais. O seu ativismo digital, além de muito respeito entre famosos e anônimos, rendeu a ele três prêmios em 2022: Nosso Orgulho, na categoria Criação de Conteúdo Web; Ubuntu, na categoria Influência Digital; e POC Awards, na categoria Comunicador do Ano pelo Júri.

+ currículo completo