Manuela Cantuária

Roteirista

 

Roteirista, escritora e atriz, Manuela Cantuária trabalha com criação, desenvolvimento e roteiro de projetos para televisão, streaming, cinema e internet. Cursou o TV Writing Intensive Program da Universidade de Columbia e participou do desenvolvimento de projetos para a Globo e produtoras como Pródigo Filmes, Conspiração, Biônica Filmes, Mixer, A Fábrica, Migdal, entre outras.

Por quatro anos fez parte da equipe fixa de roteiro do Porta dos Fundos, onde criou esquetes que, juntas, somam mais de trinta milhões de visualizações no Youtube. Entre elas, as esquetes Fake News, Mercado Feminino, Menstruada e Posse de Arma. Também colaborou no Especial de Natal do Porta dos Fundos (Se beber não ceie), que ganhou o Emmy Internacional de Comédia em 2019.

Trabalhou em diversos projetos de séries para a televisão e plataformas de streaming, como “Nós” (Canal Brasil, 2020), “A Garota da Moto” (SBT, 2020), “Escola de Gênios” (Gloob, 2021) “Novela” (Amazon, 2023) e “Beleza Fatal” (HBO Max, a ser lançada).

Foi criadora e roteirista-chefe da série ‘‘As Seguidoras’’ (2021), primeira série original da Paramount+ no Brasil, produzida pelo Porta dos Fundos e finalista do prêmio internacional Rose D'Or. Assina a criação, junto com João Jardim e Galba Gogoia, e atuou como roteirista-chefe na audiossérie de ficção Ninguém com Esse Nome, para a Audible, com estreia prevista para 2024.

No cinema, co-roteirizou o longa-metragem ‘‘Cedo Demais’’, dirigido por José Lavigne (a ser lançado) e colaborou no roteiro do longa ‘‘Palavras Queimadas’’, com argumento desenvolvido por Ruy Guerra em parceria com Gabriel García Márquez, entre outros.

Como atriz, participou de esquetes do Porta dos Fundos e das audiosséries ‘‘Ninguém com este nome’’ e ‘‘Juízo Final’’ (ambas a serem lançadas) e como escritora assina uma coluna de humor no Caderno Ilustrada, na Folha de S. Paulo, desde 2019.

Manuela é criadora do curso autoral ‘‘Vulneráveis Venceremos: a construção de heroínas humanas sobre representação feminina e criação de personagens complexas’’. O conteúdo parte de uma pesquisa aprofundada que compila estereótipos e arquétipos femininos, e oferece ferramentas criativas para dar vida a personagens autênticas. Ministrado semestralmente desde 2022, o curso teve todas as turmas esgotadas e está sendo transformado em livro, pela Editora Seiva.

+ currículo completo

ArtistaLucas Barros