João Pedro Zappa
Ator
João Pedro Zappa nasceu no Rio de Janeiro em 1988 e começou cedo a estudar teatro, no Tablado, onde permaneceu de 2002 a 2010 e na Faculdade da Cidade, onde ingressou no bacharelado em Teatro.
No cinema, atuou em 13 longas-metragens - dentre os quais protagonizou sete - e inúmeros curtas. Estes filmes lhe renderam prêmios e indicações nos maiores festivais de cinema do Brasil e do exterior.
Em 2021, ganhou o prémio de Melhor Interpretação por “Noites de Alface” (Dir. Zeca Ferreira) no 28º Festival de Cinema de Vitória. Em 2017, a cinebiografia “Gabriel e a Montanha” (Dir. Felipe Barbosa) estreou com dois prêmios na Semana da Crítica em Cannes (feito inédito até então) e lhe rendeu elogios nos meios de comunicação especializados nacionais e internacionais, além de uma indicação como Melhor Ator no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, dentre outras indicações aquele ano. Com o longa “Boa Sorte” (2014, Dir. Carolina Jabor) foi indicado ao Prêmio Guarani de Melhor Ator Revelação. Com seu longa de estreia “Ressaca” (2009, Dir Bruno Vianna), recebeu o prêmio de Melhor Ator no Festival-Cine-Esquema-Novo.
No streaming e na TV, atuou em séries e novelas como “Betinho - No Fio da Navalha” (2023, Globoplay), “Nos Tempos Do Imperador” (2021, TV Globo), “Reality Z” (2020, Netflix) e “Santos Dumont” (2019, HBO/TV Brasil). Fez a série “Raul Seixas - Metamorfose Ambulante” para a Globoplay, a ser lançada.
No teatro, participou de dez peças profissionais e foi indicado em 2015 ao prêmio FITA de melhor ator por sua atuação na premiada peça “A importância de ser perfeito”, texto de Oscar Wilde..