Eliana Alves Cruz
Escritora e Roteirista
Eliana Alves Cruz é carioca, escritora, roteirista e jornalista pós graduada em comunicação empresarial. Foi a ganhadora do Prêmio Jabuti 2022 na categoria Contos, pelo livro “A vestida”. Seu romance de estreia, “Água de barrela”, ganhou o Prêmio Oliveira Silveira de 2015, da Fundação Cultural Palmares/Ministério da Cultura, e foi menção honrosa do Prêmio Thomas Skidmore 2018, do Arquivo Nacional e da universidade americana Brown University. Atualmente é apresentadora do Programa Trilha de Letras, da TV Brasil.
Seu segundo romance, “O crime do cais do Valongo”, foi escolhido como um dos melhores do ano de 2018 pelos críticos do jornal O Globo e foi semifinal do Prêmio Oceanos 2019.
O romance "Nada digo de ti, que em ti não veja", lançado em junho de 2020 pela Editora Pallas, recebeu em 2022 prêmio da União Brasileira dos Escritores, e o romance “Solitária”, lançado pela Companhia das Letras em 2022, já está entre os mais vendidos da editora. A autora tem também dois livros infantis: “A Copa Frondosa da Árvore” e “O desenho do mundo”.
No audiovisual foi chefe de sala do seriado “Capoeiras”, a estrear pela Disney Star+, integrou a sala de roteiro da série “Anderson Spider Silva” (2023) e foi criadora de conteúdo no projeto “Narrativas Negras”, da Paramount, além de ser pesquisadora na Rede Globo e na Fox.