Clayton Nascimento
Ator, dramaturgo, diretor e preparador de elenco
Clayton Nascimento é ator, dramaturgo, diretor e preparador de elenco. Se formou pela Célia Helena, Casa do Teatro, SP Escola de Teatro e estudou na Escola de Arte Dramática. Atualmente é professor de Graduação do Célia Helena e da SP Escola de Teatro e se tornará Mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo com pesquisa focada em dramaturgia e corporalidade negra.
Atualmente é o ator negro e mais jovem brasileiro a vencer o Prêmio Shell de teatro como Melhor Ator - laureado em 2023 por sua performance em “MACACOS”. Pelo mesmo espetáculo, Clayton recebeu o Prêmio APCA de Melhor Ator e foi indicado ao mesmo prêmio por sua dramaturgia. Recebeu ainda o Prêmio Deus Ateu de Teatro por sua interpretação e foi indicado a Melhor Dramaturgia, Espetáculo e Direção. “MACACOS” foi considerado um documento historiográfico e dramático pelo Jornal “O Globo” em maio de 2023. Pelo espetáculo, foi premiado como Melhor Ator pelo prêmio carioca APTR de Teatro.
Na televisão e no streaming, Clayton Nascimento atuou na novela “Fuzuê” (2023, Rede Globo) e nas séries “As Five” (2023, Rede Globo), “Dois Tempos” (2023, Disney+), “A Caverna de Petra” (2023, Globoplay) e “Carcereiros” (2017, Globoplay) .
Foi Preparador de Elenco na série “Histórias Impossíveis” (2023, Rede Globo), “Rota 66” (2022, Globoplay) e no filme “Erva de Gato” (A ser lançado, Dir. Adalberto Kemeny e Rodolfo Lustig). Sua estreia como roteirista e diretor na Rede Globo será no episódio “Falas Negras”, do mesmo projeto, “FALAS”.
No cinema, Clayton participou do elenco do filme "Selvagem” (2021, Dir. Diego da Costa), obra pré indicada ao Oscar 2022.
Atuou no espetáculo “BURAQUINHOS”, peça vencedora do Prêmio APCA 2019 de Melhor Direção, do Aplauso Brasil em Melhor Direção e indicado a Melhor Elenco em 2019 pelo mesmo prêmio. Dirigiu a peça “O crime da Cabra”, comédia popular sobre as injustiças e os abusos de poder no Brasil, escrita por Renata Pallottini.
Dirigiu a peça juvenil "Vocês vão ter que me engolir" da Cia Mar de Teatro, sobre garotas periféricas que têm o desejo de jogar futebol. A peça foi vencedora do Prêmio Coca Cola/Prêmio São Paulo de Teatro Infanto-juvenil em 2019 enquanto Artista Revelação.