Aksel Ustun
Ator, autor e diretor
Aksel Ustun é um ator, autor e diretor franco-turco. Ele personifica a fusão de diversas culturas e uma paixão inabalável pela arte e pelo cinema. Aos 15 anos, iniciou seus estudos em teatro e cinema e ingressou no Conservatório de Arte Dramática.
Como ator, Aksel Ustun rapidamente se destacou no cenário francês. Ele se tornou um rosto familiar para os telespectadores graças aos seus papéis em séries de sucesso transmitidas no Canal+, como “Braquo” (2016), “Les Revenants” (2012) e “Engrenages” (2012).
No cinema, brilhou nas telas em filmes como “Ibrahim” (2020, Dir. Samir Guesmi), “L’Art de la Fugue” (2013, Dir. Brice Cauvin), a comédia “Le Lion” (2020, Dir. L. Colbeau-Justin) e o filme “Geronimo” (2012, Dir. T. Gatlif), selecionado para o Festival de Cannes 2014.
Fluente em cinco idiomas, Aksel alavancou sua carreira internacional com representação na Inglaterra, Turquia e Brasil. Seus projetos internacionais incluem: a série “Rio Connection” (2023, Globoplay), “Bob Marley One Love” (2024, Dir. Reinaldo Marcus Green), “Operation Fortune” (2023, Dir. Guy Ritchie), “Top Boy” (2019, Netflix), “Gangs of London” (2020, HBO), entre outros.
Atuou também em teatros parisienses como a Cartoucherie de Mnouchkine e o Théâtre du Rond-Point com Pipo Del Bonno. Além disso, também explora a escrita de roteiros e vence um concurso audiovisual no Théâtre du Rond-Point com um anúncio paródico intitulado “R²”, que ele mesmo realiza. Seus professores o elogiam com menção especial por sua peça “Os Enviados Especiais”.
Aksel ainda dirigiu videoclipes para diversos artistas, bem como curtas e médias-metragens, alguns dos quais foram selecionados e premiados em festivais internacionais. Ele também co-produziu o curta-metragem “Stone Cars”, de Reinaldo Marcus Green, exibido em competição na Cinéfondation do Festival de Cannes. Atualmente, ele tem duas séries em desenvolvimento. Seu primeiro longa-metragem, ‘Washing Machine’, é produzido por Alain De la Mata, fundador da Bluelight na Inglaterra e Wildbunch.
Para além de sua carreira artística, Aksel Ustun se envolve sempre que possível em ações humanitárias e associativas. Ministrou aulas de teatro nas favelas durante sua passagem pelo Brasil, colaborou com a Associação Mille Visages na França, se dedica à proteção das tartarugas no Costa Rica e na Nicarágua, está envolvido com hospitais para elefantes na Tailândia, e participa regularmente das ações da Art Football, uma organização que busca proporcionar acesso à educação e abrigo para crianças.