Welket Bungué
Ator
Welket Bungué é artista transdisciplinar, de etnia balanta. É guineense-português, nascido na Guiné-Bissau (região de Xitole). Reside em Berlim, mas trabalha artisticamente ao nível internacional. É co-fundador da produtora KUSSA, faz locução para entidades internacionais, desenvolve Escrita Dramática, Argumento de Cinema, Performances e Teatro.
É licenciado em Teatro no ramo de Atores (ESTC/Lisboa) e pós-graduado em Performance (UniRio/RJ). É Membro Permanente da Academia Portuguesa de Cinema desde 2015, membro da Deutsche Filmakademie desde 2020, membro associado da Academia Europeia de Cinema desde 2021, e desde 2021 que os seus filmes fazem parte do acervo do Arsenal - Institute for Film and Video Art (Berlim).
Em 2019 foi distinguido com o prémio “Angela Award - On The Move” no Subtitle Festival em Kilkenny, na Irlanda. Em 2020 Welket é o protagonista de ‘‘Berlin Alexanderplatz’’ (Comp. Intl. Berlinale 2020), realizado por Burhan Qurbani, em que a sua interpretação lhe valeu uma indicação ao Urso de Prata, uma nomeação como Melhor Ator Principal nos prémios LOLA da Academia Alemã de Cinema (Deutscher Filmpreis), e ainda o prémio Cavalo de Alumínio para Melhor Ator no Festival Internacional de Cinema de Estocolmo.
Em junho de 2022 Welket lançou o seu primeiro livro ‘‘Corpo Periférico’’ na plataforma Amazon, trata-se de um ensaio autobiográfico sobre a produção de cinema de autor com base no conceito homónimo de cinema de autorrepresentação.