Rita Piffer

Roteirista e Diretora

Crédito: Mariana Bley
 

Rita Piffer é criadora, roteirista e diretora. Formou-se em Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina e obteve o seu MFA em Cinema na San Francisco State University. Já desenvolveu projetos para produtoras audiovisuais brasileiras e internacionais, entre elas o canal Studio+, Gullane, VideoFilmes, RT Features e Gaumont.

Atualmente desenvolve uma série de ação feminina adolescente de sua criação para um streaming norte-americano, ainda sob sigilo. Escreveu o longa-metragem “Cyclone”, um drama de época dirigido pela premiada cineasta Flávia Castro (“Deslembro”, 2018, e “Diário de Uma Busca”, 2010), estrelado por Luiza Marianaie Eduardo Moscovis e com previsão de lançamento para 2024.

Rita fez parte do núcleo de criação de séries “Refinaria de Histórias” (2019) da Revista Piauí e foi roteirista da série documental “Retratos Urbanos” (2020), exibida pelo canal Futura, e, em 2021, ganhou o Edital VIVA CINEMA do Estado do Rio de Janeiro para produzir o seu primeiro longa-metragem documental, “Paradeiros” (2024), lançado no Festival do Rio e vencedor do Prêmio Especial do Júri na mostra Novos Rumos.

Foi selecionada para participar como autora do laboratório SESC ARGUMENTA, com o infanto-juvenil “Os Céus de Teté”, e do NOVAS HISTÓRIAS, com o coming-of-age “O Debut de Teresa”. Seus curtas-metragens foram exibidos internacionalmente em festivais de cinema experimental. Ganhou o Prêmio Eileen Maitland - dedicado aos filmes que dão voz às mulheres - no 55th Ann Arbor Film Festival, pelo filme "Ausência de Memória” (2017) e “Ghost Syndrome” (2013) faz parte da coleção permanente do Outfest UCLA Legacy Project for LGBT Moving Image Preservation. O seu último curta-metragem documental, “Hotel Tropical”, em parceria com Sérgio Machado, foi lançado pela Uol Mov.docs, em 2020.

+ currículo completo