Pedro Freire
Diretor e Roteirista
Diretor, roteirista e professor, graduou-se em Direção de Cinema na EICTV (Cuba) e Artes Cênicas na CAL (Rio de Janeiro).
Seu primeiro longa-metragem, “Malu” (2024), foi o único filme brasileiro selecionado para o World Cinema Dramatic Competition no Festival de Sundance 2024, entre 10 filmes de ficção do mundo, com críticas extremamente positivas. No Festival do Rio, “Malu” venceu os prêmios de Melhor Longa-Metragem de Ficção e Melhor Roteiro, além de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante.
Sua filmografia inclui 8 curta-metragens exibidos na competição de festivais como Veneza, Locarno, Havana, Oberhausen, Turim, Huelva, Cinéma du Réel, Rio e São Paulo. O curta “O teu sorriso” (2009), estrelado por Paulo José e Juliana Carneiro da Cunha, ganhou diversos prêmios no Brasil e esteve na competição de Veneza. "Antesala" (2006) estreou no Centre Georges Pompidou. “Se por acaso” (2016) foi filmado sob a supervisão artística de Abbas Kiarostami e estreou no festival de Locarno. Com "Depois da Festa" (2019) ganhou o prêmio de melhor diretor em Tokio.
Dirigiu as peças teatrais “Outros Tempos” (2011), de Harold Pinter e “Vista de Cima” (2014), de Bráulio Mantovani.
Dirigiu 11 programas de ficção para TV, incluindo novelas sob direções gerais de Luiz Fernando Carvalho e Maurício Farias, alguns episódios da série “As Canalhas” (2013, GNT) e a direção geral de três temporadas do sitcom “Morando Sozinho” (2010-12, Multishow). Escreveu, para a TV, 4 bíblias completas de séries de ficção para produtoras diversas.
Foi assistente de direção para Karim Aïnouz, Lucia Murat e para os diretores teatrais Enrique Diaz e Bia Lessa. Trabalhou como roteirista para Aïnouz e para Ruy Guerra; preparador de elenco para Marcelo Gomes, Cao Guimarães e Eduardo Valente; colaborador de Sandra Kogut e Charles Watson. Escreveu o roteiro de “Aspirantes” (2015), de Ives Rosenfeld, recebendo o prêmio Carte Blanche no festival de Locarno e melhor roteiro no Festival da Fronteira.
Professor Titular dos cursos de Direção nas escolas de cinema EICTV (Cuba), Altos de Chavón (República Dominicana) e AIC (RJ/SP). Participou das residências Director’s Lab, no Lincoln Center Theater, em Nova York (2012) e no Berlinale Talent Campus (2008).