Marton Olympio
Diretor e Roteirista
Marton Olympio é diretor e roteirista. Começou sua carreira em dramaturgia para TV em 2010 com a série “Musas” (Canal Brasil), escrito e dirigido por ele. Foi roteirista do seriado “Natália” (2010, TV Brasil), sucesso de crítica e indicada a melhor série no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Foi um dos selecionados em 2011 para o Laboratório Internacional de Roteiros do BoliviaLab.
Foi um dos autores do seriado “As Canalhas” – eleito Melhor Programa de TV segundo a Revista Veja e Finalista do Prêmio Contigo de TV - para o GNT, do seriado “Santo Forte” - ganhador do Prêmio Telas de Melhor Série de Ficção - para a Moonshot/AXN e redator final do seriado “Prata da Casa” (FOX) finalista do Prémio Fénix no México.
Marton foi autor da última temporada de “Cidade dos Homens” (2018), um dos novos autores da série “Os Experientes” (2019) e chefe de sala do seriado “Marielle Franco” (2020) para a TV Globo.
Escreveu e dirigiu a série “A Dona da Banca” (2021), para o Cine Brasil TV, o roteiro do filme “Sequestro Relâmpago” (2018), Globo Filmes e o longa “Alemão 2” (2020), RT Features.
Foi o coordenador do Lab Novos Talentos da Gullane e por três anos tutor no Flup Narrativas negras, abrindo espaço para novos autores e roteiristas negros no Brasil. Foi professor do Colaboratório e do Segundo Ato do Netflix. Foi head do hub de “Conteúdos Narrativas Negras” e o criador da série “Anderson Spider Silva” (2023) e ambos para a Paramount.
Criou, escreveu e dirigiu para Disney, a série “Passinho - No Ritmo dos Sonhos” com lançamento previsto para 2025 e hoje desenvolve os longas “Kalunga” e “Alemão 3”.