Maria Camargo

Autora e Roteirista

Crédito: Vicente de Mello

 

Autora, roteirista e escritora, graduada em cinema pela Puc-Rio, é criadora das séries de televisão Rota 66, Assédio e Dois Irmãos – todas finalistas do Prêmio APCA.

Adaptou para o audiovisual obras de Milton Hatoum, Clarice Lispector, Ana Maria Gonçalves e Caco Barcellos, entre outros grandes autores da literatura brasileira, e foi supervisora de dramaturgia da série Fim, de Fernanda Torres, com quem assina o primeiro episódio.

É coautora dos longas-metragens “Babenco: Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou”, (Barbara Paz), melhor documentário no Festival de Veneza em 2020); “Retrato de Um certo Oriente” (Marcelo Gomes), vencedor do Prêmio APCA 2024 de melhor roteiro; “Rio do Desejo” (Sergio Machado), finalista dos prêmios de melhor roteiro adaptado no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e Prêmio ABRA, em 2024; e “Nise: O Coração da Loucura” (Roberto Berliner).

Roteirista da Tv Globo por mais de 20 anos, escreveu diversas séries, telenovelas e especiais, entre elas: “Correio Feminino”, “Ilha de Ferro”, “Sítio do Pica-pau amarelo”, “Babilônia”, “Tudo Novo de Novo”, “Linha Direta” e “Por toda Minha Vida” — com o qual foi finalista do Emmy Internacional em 2009. Foi também roteirista da telenovela “Lado a Lado”, vencedora do prêmio em 2013.

Escreveu e dirigiu os curtas-metragens premiados: “Se meu pai fosse de pedra” e “O coração às vezes para de bater”, e publicou os livros “Dois Irmãos: Roteiro da série” (Cobogó), “Preciosas Coisas Vãs Fundamentais” (BEI) e os infanto-juvenis “O Medo e o Mar” (Cia das Letras) e “Criaturas” (Companhia das Letras, Escarlate) – cuja adaptação para o cinema escreveu e produziu, em parceria com a TV Zero.

O filme participou do prestigiado Curso de Desarrollo de Proyectos Cinematográficos Iberoamericanos (Ibermedia/Casa de America/Fundación Carolina – Madrid), foi selecionado para a Mostra Geração do Festival do Rio, para a Mostrinha/Mostra Internacional de Cinema de SP e tem estreia prevista para 2026.

Consultora do Laboratório de Roteiros Novas Histórias (SESC/SENAC/SP), Maria foi também mentora do Projeto Paradiso, palestrante e professora de roteiro e adaptação em diversos projetos e instituições dedicados à formação de roteiristas.

É psicanalista associada/em formação no Circulo Psicanalítico do Rio de Janeiro.

+ currículo completo