Lusa Silvestre
Roteirista e Escritor
Lusa Silvestre é roteirista. Trabalhou inicialmente como redator publicitário e diretor de criação para grandes marcas e empresas, conciliando a publicidade com o audiovisual.
Em 2007 estreou “Estômago” (Dir. Marcos Jorge), seu primeiro longa-metragem adaptado do seu livro “Pólvora, Gorgonzola e Alecrim” (2005), ganhador de diversos prêmios no exterior e no Brasil, dirigido por Marcos Jorge. Da Academia Brasileira de Cinema, recebeu as premiações de Melhor Filme, Diretor, Roteiro Original, Melhor filme pelo Público e Melhor Ator Coadjuvante. Ganhou como Melhor Roteiro em outros festivais como Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro e Prêmio ACIE de Cinema.
Roteirizou os longas “Mundo Cão” (2016), outra parceria com Marcos Jorge, “Roubo da Taça” (2016), vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Gramado; “A Glória e a Graça” (2017, Dir. Flávio Ramos Tambellini), vencedor de Melhor Roteiro Original no Prêmio Grande Otelo (Grande Prêmio do Cinema Brasileiro), Los Angeles Brazilian Film Festival e Festival do SESC e Melhor Narrativa no Kashish Mumbai Internacional Film Festival. Em 2021 adaptou para o cinema o premiado livro “O Silêncio da Chuva”, dirigido por Daniel Filho; escreveu o longa “Medida Provisória” com Lázaro Ramos, que ganhou o prêmio de Melhor Roteiro no Indie Memphis Film Festival; “O Sequestro do Vôo 375” (2023), que ganhou o prêmio de Melhor Roteiro pelo Prêmio ABRA 2024 e Melhor Roteiro Adaptado, no Prêmio Grande Otelo 2024; e “Estômago 2: O Poderoso Chef” (2024), vencedor de Melhor Filme Pelo Júri Popular e Melhor Roteiro no Festival de Gramado de 2024.
Escreveu argumentos e roteiros de diversos filmes e séries para canais e plataformas, como “Quem Matou Celso Daniel?”, para Globoplay, e outros projetos ainda em sigilo. Atualmente escreve alguns longas.