Rafael Saraiva
Ator e roteirista
Crédito: Jeff Pedroso
Rafael Saraiva é ator e comediante. Atualmente, integra o elenco do “Porta dos Fundos”, onde entrou aos 22 anos, e participa da montagem teatral “O dinossauro de plástico”, seu primeiro monólogo, que estreou no Rio de Janeiro em 2025 e que pretende levar para São Paulo em breve. Na peça, apresenta uma atuação sensível, diferente da que o público está acostumado a vê-lo: com humor, mas num texto profundo e reflexivo.
No Porta dos Fundos, lançou um projeto autoral chamado “Paulinho, o Virgem”, realizado no celular, com amigos, em 2025. Também no Porta, apresenta, junto com Caito Mainier, um dos programas de maior sucesso do hub de entretenimento, que já rendeu até uma nota 10, chamado Vrau Cast, onde a dupla satiriza podcasts.
. No cinema, participou de filmes como “Ciclo”, de Ian SBF, de “Chico Bento e Goiabeira Maraviosa”, como Seu Leocádio, pai de Zé Lelé- eleito Melhor Longa Metragem Infantil, no Prêmio Grande Otelo- e “O Diário de Pilar na Amazônia”, que estreia em janeiro de 2026, onde interpreta um dos vilões ao lado de Marcelo Adnet, Babu e Emilio Dantas. Atualmente, filma outros longas, ainda sem previsão de estreia.
Formado no Teatro Tablado, onde entrou aos 11 anos, o ator tem diversas montagens teatrais em seu currículo com as quais já ganhou prêmios como APTR, CBTIJ e até, em 2015, primeiro lugar no Festival “Kids on Stage” no Centro Europeu das Artes – Hellerau (Alemanha). O teatro é sua casa , mesmo estando no cinema, Tv, ou internet, não deixou de participar de espetáculos durante toda a carreira.
No streaming/ tv, além de ter participado de diversos programas de humor como, por exemplo, “Portugal Show”, “Volte Sempre”, a série “Encantados”, e “Choque de Cultura”, Rafael atuou na série a “A Vida Pela Frente”, e na novela “No Rancho Fundo” (2024), onde interpretou o poeta Guilherme Tell.