Leonardo Moreira
Roteirista e Diretor
Leonardo Moreira é roteirista, diretor e dramaturgo. Diretor fundador da Cia. Hiato, grupo teatral de São Paulo com reconhecimento nacional e internacional, foi indicado a dois prêmios FEMSA de Melhor Espetáculo e Melhor Cenário por “Cachorro Morto” (2008), venceu o Prêmio Shell nas categorias Melhor Autor, Melhor Cenário e Melhor Figurino, além de uma indicação a Melhor Direção por “Escuro” (2009).
A peça teatral “O Jardim”, de sua autoria e direção, recebeu 19 indicações dos mais conceituados prêmios brasileiros, vencendo o Prêmio Shell na categoria de Melhor Autor, Prêmio Governador do Estado de Melhor Espetáculo do Ano, Prêmio APCA de Melhor Diretor, além do Prêmio CPT de Melhor Autor e Melhor Espetáculo, e foi escolhido como o melhor espetáculo teatral dos últimos 15 anos por vários críticos e jornalistas. A peça “Ficção” (2012), foi indicada ao Prêmio Shell em três categorias: Direção, Ator e Atriz; por “Amadores” (2016) foi indicado ao Prêmio APCA de Melhor Direção e eleito Melhor Espetáculo de 2016 pela revista Veja; e por “Odisseia” (2018) foi indicado ao Prêmio Shell de Inovação.
É um dos autores-criadores das séries “3 Teresas” (2013, GNT), indicada ao Prêmio APCA de Melhor Série para TV; “Vizinhos” (2015, GNT), que recebeu o Prêmio Melhor Roteiro para Série de TV no Prêmio Telas; “João Sem Deus” (2023, Canal Brasil); e “Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente” (a ser lançada, Max) - as duas últimas co-criadas com a roteirista Patricia Corso.
Foi roteirista da série “Coisa Mais Linda” (2019, Netflix) e dos longas “De Onde eu Te Vejo” (2016) e “45 do Segundo Tempo”, dirigidos por Luiz Villaça e da novela “Um Lugar ao Sol” (2021, Globo). Em 2021 foi chefe de sala de uma série, coordenando 10 roteiristas e atualmente chefia uma sala para streaming, ainda em sigilo.