Fernando Ceylão

Diretor e Roteirista

 

Fernando Ceylão é roteirista e diretor. Descoberto por Guel Arraes, começou na Rede Globo, na redação do “Brasil Legal” (1995), programa da Regina Casé.

Na emissora escreveu: “Sai de Baixo”, “Vida ao Vivo Show”, “Batendo o Ponto”, “Zorra Total” e teve um quadro de crônicas de humor no “Mais Você”.

No cinema, foi roteirista de “Sorria, Você está sendo filmado” (2014), “É Fada” (2016), “Dissonantes” (2022), “Como é cruel viver assim” (2017), “Não tem volta” (2024), além de produções ainda não lançadas.

Em TV a cabo, no Canal Brasil, fez “Você Está Aqui” (2009) e “Gentalha” (2014), dois programas de antologia de curtas de suspense e ficção com humor sombrio ao estilo “Além da Imaginação”. Também realizou duas temporadas da série “Amorais” (2009) e o programa “Ponto de vista”. Nos respectivos programas, foi o showrunner, criou, escreveu e dirigiu todos os episódios.

Foi o primeiro brasileiro a fazer stand up comedy e criador do grupo “Comédia em Pé”. Fez cinco shows solo do gênero e chegou a se apresentar em clubes em Nova Iorque em inglês. Em teatro, realizou dezenas de peças, entre elas, “Namoradinha do Brasil”, escrita e dirigida por ele, estrelada por Susana Vieira. Lançou dois livros: “Cabeça de Gordo” (2010, Editora Objetiva) e “Melhor que o Filme” (2014, Editora Memória Visual).

Atualmente, escreve a série “Clodovil”, para a Paramount +, além de quatro projetos: dois para canais de streaming, um para a Rede Globo e outro para a TV Cultura.

+ currículo completo