Carol Pires

Roteirista

 

Carol Pires é jornalista, roteirista, e mestre em política latinoamericana pela Columbia University em Nova York. Apresenta o podcast “Retrato Narrado”, um original Spotify sobre as raízes do pensamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, vencedor do prêmio IREE de jornalismo político em 2021.  

Como roteirista do documentário “Democracia em Vertigem”, Carol Pires foi indicada como melhor roteirista ao International Documentary Association (IDA), e por melhor texto de narração do  Critics' Choice Documentary Award. O filme também foi indicado ao Oscar 2020 de Melhor Documentário e venceu os prêmios Peabody Award, Platino Award e prêmio APCA 2020. 

Carol Pires também assina como repórter e roteirista a série “Extremistas.BR”, da Globoplay, vencedora do Vaclav Havel Human Rights Prize em 2023. Ganhou três vezes o prêmio ABRA de Melhor Roteiro pelo programa “Greg News” na HBO. Roteirizou ainda a série “Eleitas - mulheres na política”, do Quebrando o Tabu, e o filme “Quebrando Mitos”, dirigido por Fernando Grostein.

Em 2024, lançou o documentário “A Vítima Invisível - o caso Eliza Samúdio”, produzido pela Boutique Filmes, o qual assina como roteirista e chefe de pesquisa. Também escreveu o original Audible “Por que Mudei?”, apresentado por Lázaro Ramos.  

Carol Pires escreve para veículos nacionais e internacionais, como The New York Times, The New Yorker, Folha de S.Paulo e revista Piauí. Suas reportagens também podem ser lidas em  veículos internacionais como Internazionale, da Itália, Courrier Internacional, da França, Gatopardo, do México, e Reportagen, da Suíça. 

Como jornalista, já recebeu o prêmio Estadão 2010 de melhor cobertura eleitoral, o Prêmio Jornalistas de Visão, concedido pelo Instituto Ling, e o Prêmio Nuevos Cronistas de Indias, concedido pela Fundação García Márquez, na Colômbia. 

Mestre em política latino-americana pela Columbia University, em Nova York, foi escolhida Ochberg Fellow pelo Dart Center for Journalism and Trauma em 2024.