Bárbara Velloso
Diretora e Roteirista
Bárbara Velloso é roteirista e editora. Estudou cinema na UNESA e Roteiro na NYFA. Começou editando filmes institucionais, concebeu o DVD da ópera Alabê de Jerusalém, de Altay Veloso, mas foi em Angola onde se estabeleceu como roteirista a partir de 2011, onde desenvolveu docs e programas de tv para a TPA e TVZIMBO.
Integrou a Equipe de Roteiristas das séries da Globoplay "Arcanjo Renegado" (2022) e "A Divisão" (2023). Em 2021 foi uma das roteiristas de “Tarã”, série original da Disney+ a ser lançada e integrou uma sala de roteiro na Amazon, ainda em sigilo - de 2022 até o segundo semestre de 2023.
Assinou o roteiro e a montagem de dois longas de documentário angolanos “A Vitória é certa” (2022) e “Langidila, diário de um exílio sem regresso” (2014), sobre os movimentos clandestinos e independência de Angola. Realizou dois curtas-metragens: "Rua Domingos Sávio S/No” e “Coração de Cebola”.
Em 2018 venceu o prêmio do Júri Popular e Técnico com longa-metragem “Afrika”, também selecionado para o LAB de Narrativas Negras Globo/Flup. Integrou o “Segundo Ato” (2022), programa de aceleração para roteiristas negros e indígenas da Netflix.