Bárbara Paz
Atriz, diretora e produtora
Bárbara Paz é atriz, diretora e produtora brasileira. Em 2013, pela sua trajetória como atriz, recebeu do Ministério da Cultura a Medalha Cavaleiro 2013, Honra ao Mérito Cultural do Ministério da Cultura. No teatro, trabalhou em mais de 25 peças, protagonizando espetáculos de Oscar Wilde a Tennessee Williams.
Na televisão, Bárbara já participou de várias séries e novelas. Apresentou por quatro anos o programa “Arte do Encontro” (2016-19), no Canal Brasil, onde conversava com grandes nomes do cenário artístico brasileiro.
No cinema, como atriz, fez vários longas e curtas-metragens, incluindo “Meu amigo Hindu” (2016), último filme de Hector Babenco, ao lado de Willem Dafoe.
Como diretora, adentrou o universo dos curtas-metragens, produzindo e dirigindo programas e filmes. O documentário “Babenco - Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou” (2019), seu primeiro longa-metragem, teve sua estreia no Festival Internacional de Veneza - onde recebeu o prêmio de Melhor Documentário Venice Classics. A partir da sua estreia, o filme viajou o mundo por vários festivais, recebendo prêmios na China, Índia e Chile. Recebeu 4 prêmios no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2021, incluindo Melhor Documentário e Melhor Primeira Direção para Bárbara. O filme foi indicado para representar o Brasil como Melhor Filme Internacional no Oscar.
Como autora, publicou em 2018 o livro “Mr. Babenco, solilóquio a dois sem um” (Memórias e poemas de Hector Babenco).
Durante os 2 anos de isolamento social, Bárbara criou um diário visual da sua solidão, com fotos e video-arte. Dirigiu também o curta-metragem sobre solidão chamado “Ato”, filmado em Ouro Preto durante este período. O filme teve estreia no ano seguinte, 2021, no Festival Internacional de Veneza e recebeu o Grande Otelo de Melhor Curta-metragem de Ficção no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
Atualmente Bárbara está com a exposição “Auto-Acusação”, que conta com fotos/vídeos, instalação e performance, e está em fase de desenvolvimento do seu próximo filme.